7 formas de usar o Futsal para desenvolver jogadores de Futebol

Updated: Aug 3, 2019

Em muitas partes do mundo, fala-se no emprego do Futsal como método de desenvolvimento de jogadores de futebol de campo. Cada país tem uma cultura futebolística diferente, além de diferentes demandas, realidades e percepções sobre o Futsal. No entanto, em comum, existe uma compreensão limitada sobre as possíveis contribuições dessa modalidade para o desenvolvimento do atleta.

Diante disso, neste artigo, sob perspectiva internacional considerando diferentes realidades, discutiremos 7 aplicações do Futsal como ferramenta para o desenvolvimento dos jogadores de futebol de campo.



1- Iniciação amigável:

O Futsal tem características que facilitam o desenvolvimento da técnica, especialmente em crianças. O layout físico do Futsal, que inclui um solo homogêneo e bola mais pesada (em comparação ao futebol de campo), faz com que a criança fique em contato constante com a bola, tornando-se mais suscetível aos principais gestos técnicos, como passe e drible, sendo, portanto, mais adequado à iniciação esportiva. Além disso, ao jogar dentro de uma academia, há menos estímulos de distração e baixa interferência de fatores ambientais (vento, chuva, temperatura etc.), tornando a comunicação e o processo ensino-aprendizagem mais efetivos. É claro que o menor número de jogadores por equipe é outro benefício; no entanto, pode ser facilmente adaptado no futebol de campo.


2- Desenvolver a paixão por um esporte:

O Futsal pode ajudar a desenvolver a paixão pela prática esportiva. A modalidade é adequada para torneios e campeonatos envolvendo jovens jogadores, ajudando-os a estabelecer laços afetivos com o esporte. A competitividade cria um contexto altamente emocional, no qual os praticantes se esforçam para se sobressair desde o início. Vale ressaltar que, embora as competições proporcionem benefícios aos jovens praticantes, os treinadores e os pais devem ter o cuidado de enfatizar o desenvolvimento e não o resultado, isto é, vitória ou derrota.


3- Mais toques na bola, raciocínio rápido e criatividade:

É assim que a maioria das pessoas abordam o uso do Futsal como método de desenvolvimento do futebol. Durante uma partida ou treino, cada jogador provavelmente tocará na bola mais vezes do que se estivesse em um campo de futebol. Existem várias pesquisas que mostram esses números. Tudo é mais rápido numa quadra de Futsal, por isso os jogadores desenvolvem o “raciocínio rápido”. Em teoria, como a quadra é um espaço menor, os jogadores precisam encontrar maneiras criativas para atacar. Na prática, dependerá do ambiente de jogo, tema este que será abordado posteriormente.


4- Ensino de conceitos de jogo:

Características como equipes com cinco jogadores, que se deslocam em espaços limitados e em ritmos acelerados, fazem do Futsal uma ótima ferramenta para o ensino de conceitos de jogo. Nesse sentido, é possível criar linhas diferentes de jogadores, mantendo os atletas envolvidos no jogo durante o tempo todo.

Por exemplo, pode-se trabalhar os seguintes conceitos:

Ofensivos: Encontrar espaços entre as linhas, amplitude, profundidade, mobilidade e penetração, segundo e terceiro corredores, reciclar corridas, mudanças de direção, variações de jogo do pivô, entre outras combinações.

Defensivos: Defesa zonal ou individual e as respectivas alternâncias entre ambas, linha de defesa alta, linha de defesa baixa, fechamento de linhas de passes, marcação dupla, técnicas de aproximação à bola, técnicas de desarme etc.

Transição ofensiva: decisão entre posse de bola ou penetração, ângulos e distância de apoio e enfiadas de bola.

Transição defensiva: pressionar a bola imediatamente ou contenção, tomada de decisão para os primeiros passos após a recuperação da bola, decisões coletivas rápidas.

Vale ressaltar que o Futsal não se restringe ao ensino desses e outros conceitos, mas, quando combinado com estratégias de alto nível, também é ideal para criar atividades competitivas em que os jogadores podem praticar e aperfeiçoar diferentes capacidades que serão exigidas no futebol de campo.


5- Táticas “específicas” do Futsal:

O Futsal de alto nível tem combinações, variações e estratégias que são consideradas por muitos como “específicas da modalidade”. Mas, ao analisar os conceitos dessas “táticas específicas”, percebe-se que também são replicáveis ao futebol, podendo, inclusive, contribuir para o desenvolvimento de atletas de futebol de campo.

Um exemplo é a variação do “um-dois” (1-2). O Futsal leva esse tipo de combinação, tão utilizada no futebol, a um nível mais alto. Opções para quando o passe está sendo fechado pelo jogador que pressiona a bola, ou pelo jogador que defende o passe, são bem exploradas no Futsal. Como consequência, os jogadores devem avaliar o cenário até o último segundo e ajustar seus movimentos conforme apropriado.

Em nosso site, teremos inúmeros artigos e vídeos gratuitos mostrando alguns desses movimentos, conceitos e variações. Queremos ter a certeza de que esses conceitos sejam assimilados pelos nossos leitores.


6- Jogadas de bola parada "específicas" do Futsal:

Isso é bem simples de explicar. Há tantas jogadas que funcionam bem no futsal, que podem ser adaptadas, tornando-se estratégias interessantes no futebol de campo. O Futsal oferece ótimas opções de jogadas de bola parada, sejam em faltas, escanteios ou até mesmo laterais.


7-Criar um ambiente ideal de desenvolvimento:

Esta é uma das melhores , porém menos exploradas maneiras pelas quais o Futsal pode ajudar a desenvolver jogadores de futebol.

Hoje em dia, em um país como os EUA, os atletas que trabalham com treinadores qualificados aprendem “coaching points” (conceitos que os treinadores explicam). Apesar disso, existe um distanciamento teórico-empírico que faz com que muitos jogadores não consigam aplicar o conceito na prática. Para dominar genuinamente o conceito de jogo, é necessário estabelecer um ambiente de treinamento em que os jogadores apliquem constantemente os conceitos apresentados.


O mais interessante é que você pode usar o Futsal para criar esse ambiente.

Quando esse ambiente é criado, os jogadores devem observar o entorno e se mover de acordo com seus companheiros e adversários. O “check-in” e o “check-out” serão a norma para a adoção de estratégias e encontro de espaços, ludibriando seus oponentes e, consequentemente, obtendo vantagens no jogo.


Poderíamos continuar falando sobre diferentes aspectos pertencentes a esse ambiente, os quais denominaríamos de “bons hábitos de futebol”. Mas a questão é: como podemos criar esse ambiente capaz de maximizar o processo ensino-aprendizagem? Este é o tema principal do livro “Soccer Powered by Futsal”, que oferece uma visão completa acerca da elaboração desse ambiente a partir da prática do Futsal. Além disso, disponibilizaremos, em nosso site, artigos que se aprofundarão neste tópico específico.


Considerações finais

Como abordado, existem muitas maneiras diferentes de usar o Futsal no desenvolvimento de jogadores e equipes de futebol de campo. Algumas dessas formas são mais conhecidas, enquanto outras ainda não foram discutidas na literatura.

Fique atento ao nosso site e às redes sociais para obter mais informações sobre o tema. Aqui apresentaremos ideias, estratégias e conceitos inovadores que farão toda a diferença na sua prática profissional.


Please follow us at:

Website: soccerpoweredbyfutsal.com

Facebook: https://www.facebook.com/soccerpoweredbyfutsal/

Instagram: https://www.instagram.com/soccerpoweredbyfutsal/

Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCBWWxl8m9wz_-jaCvnIoSZg?view_as=subscriber

0 views