logo-soccer.png

Como o futsal pode melhorar a defesa no futebol?

Updated: Jan 28, 2020





Como o futsal pode melhorar a defesa no futebol?


Marcelo Antonelli

Revisado por Vinícius Nagy Soares


O futsal pode ser uma excelente ferramenta para melhorar a capacidade de defender de um jogador de futebol, pois ajuda a desenvolver uma variedade de capacidades físicas, técnicas e táticas no decorrer da formação do atleta. O futsal inclui aspectos do treinamento que não são abordados pela maioria das categorias de base do futebol, pelo menos com o mesmo grau de organização e execução.


Diante disso, explicaremos como esse processo pode acontecer por meio de reflexões, exemplos, vídeos relacionados ao tema e discutindo as limitações que podem ocorrer ao usar as estratégias propostas neste artigo.


Introdução

Ao falar sobre o uso do futsal como ferramenta para o desenvolvimento do futebol, a maioria das pessoas associa aos aspectos ofensivos do jogo, como mais toques na bola, raciocínio rápido e capacidade de vencer oponentes em cenários de 1 x 1. No entanto, quem entende as aplicações do futsal sabe que a modalidade não apenas oferece um ótimo ambiente para o desenvolvimento de capacidades ofensivas, como também pode ser uma ferramenta eficaz para o aprimoramento do aspecto defensivo do jogo. O futsal exige um nível alto de organização defensiva. Os jogadores precisam manter o foco o tempo todo, aplicar técnicas adequadas, apresentar boa leitura de jogo e reagir rapidamente, obedecendo aos princípios táticos da equipe.


Antes de prosseguirmos, é importante observar que as estratégias defensivas do futsal não consistem em apenas colocar jogadores em quadra e acreditar que a quadra criará espontaneamente grandes jogadores. O ambiente físico (tamanho da quadra, tipo de superfície, bola mais fixa ao solo etc.) combinado ao número de jogadores produzirá adaptações específicas, como mais toques na bola, jogo mais rápido e controle da bola mais fácil. No entanto, para o futsal ser uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento das capacidades de defesa, o ambiente do treinamento é fundamental.


Já discutimos o “ambiente de treinamento” em outros artigos, o que, basicamente, consiste na maneira como a equipe joga durante os treinos. Se usarmos o termo “periodização tática”, o ambiente de jogo será reflexo dos princípios e subprincípios do jogo aos quais a equipe está subordinada.


Em termos práticos, se os jogadores não aplicarem bons princípios de defesa durante o treinamento, dificilmente haverá aperfeiçoamento defensivo. Curiosamente, o oposto pode ocorrer se você está na quadra ou no campo de futebol. Um ambiente de treinos que não segue certos princípios táticos do jogo poderá reforçar maus hábitos.


Agora, voltando ao tópico principal, como garantir que o ambiente de treinamento promova bons hábitos? Como garantir que o treinamento por meio do futsal torne os jogadores de futebol melhores defensores? A resposta é simples. Basta usar os princípios e estratégias defensivos do futsal de alto nível. Esses princípios não apenas melhorarão seus jogadores nas quadras de futsal, como também nos campos de futebol. Vamos entender melhor esse processo.


Defesa no futsal

O futsal organizado e competitivo cria um ambiente em que um passo errado na defesa pode fazer com que sua equipe pague caro. Isso acontece porque as transições são extremamente rápidas e, portanto, os jogadores devem manter o foco o tempo todo. Mais do que apenas trabalhar com intensidade, os jogadores precisam estar em harmonia em termos de escolhas táticas defensivas, caso contrário o custo será elevado. Por isso, os jogadores precisam se aperfeiçoar em uma variedade de capacidades defensivas.

Para facilitar a leitura deste artigo, dividiremos as capacidades nas quais os jogadores devem trabalhar individualmente e em pequenos grupos. Também teremos uma seção em que discutiremos os princípios defensivos das equipes e a transferência para o campo de futebol.


Capacidades defensivas individuais

Vamos começar com um exemplo básico, mas importantíssimo para a defesa. Como um defensor deve abordar um jogador com a bola? O fato de ser mais fácil driblar com a bola de futsal, em comparação à bola de futebol, torna mais importante a aproximação do defensor através de uma técnica eficiente a fim de evitar ser superado. Os jogadores de futsal precisam desenvolver “pés rápidos”, aplicando pequenos passos rápidos nos momentos certos, permitindo realizar mudanças rápidas de direção. Enquanto praticam formas de se aproximar à bola, os jogadores também aprenderão a forçar para um lado, proteger o meio, atrasar o tempo e causar confusão no jogador com a bola, enquanto aplicam outras estratégias no contexto do jogo ou sistema defensivo da equipe.

Um segundo aspecto importante é evitar “ball watching” (termo em Inglês usado quando um jogador que está defendendo, fica olhando para a bola e deixa de exercer sua função na marcação). Por exemplo, se o jogador foca a atenção somente na bola durante uma tabela (combinação 1-2), e deixa de seguir a movimentação adversária, isso pode custar um gol para a equipe defensora. Os jogadores precisam serem efetivos em não apenas observar a bola, mas também a considerar o contexto circundante, defendendo de maneira eficiente em qualquer cenário.


Comparado à maioria dos jogadores de futebol, é mais provável que os jogadores de futsal façam, com mais frequência, mudanças abruptas de direção durante as corridas, realizem sobreposições e muitas outras ações combinadas para “enganar” a defesa. Como consequência, a defesa deve ser eficiente o suficiente para neutralizar todas essas ações.

Um terceiro aspecto sobre as capacidades individuais que um jogador de futsal desenvolve em termos defensivos é a conscientização de oferecer cobertura consistente aos companheiros de equipe. Distância e ângulos variam de acordo com os cenários e sistemas defensivos. Mostraremos alguns exemplos nos vídeos do próximo tópico.


Ações para pequenos grupos

Apesar de “mais toques na bola” ser a primeira resposta quando pensamos na aplicabilidade do futsal, a maneira mais rápida de usar a modalidade para obter resultados com um time de futebol consiste em treinar a equipe para realizar pequenos grupos de ações a fim de recuperar rapidamente a posse de bola. Essa conclusão baseia-se em anos de treinamento e de observação do futebol juvenil dos EUA.


Se você deseja pressionar a defesa adversária com linhas altas ou jogar com defesa zonal (mantendo uma baixa linha de confronto e duplicando a marcação dos jogadores quando o adversário invade sua área protegida), você pode usar o futsal para ensinar e dominar esses conceitos.


De fato, gostaríamos de apresentar um exemplo de cada um com imagens de nossas equipes sub-16. Introduzimos os conceitos na quadra de futsal e os transferimos imediatamente para jogos reduzidos ou funcionais no campo de futebol. Os vídeos terminam mostrando os conceitos sendo aplicados pelas nossas equipes durante um torneio que disputamos recentemente.


Pressionando de forma coletiva:

https://www.youtube.com/watch?v=cmQKFHXHs4c&t=29s

Defesa zonal e marcação dupla:

https://www.youtube.com/watch?v=wYdiob6_Xgs&t=164s