Como o futsal pode melhorar a defesa no futebol?

Updated: Jan 28





Como o futsal pode melhorar a defesa no futebol?


Marcelo Antonelli

Revisado por Vinícius Nagy Soares


O futsal pode ser uma excelente ferramenta para melhorar a capacidade de defender de um jogador de futebol, pois ajuda a desenvolver uma variedade de capacidades físicas, técnicas e táticas no decorrer da formação do atleta. O futsal inclui aspectos do treinamento que não são abordados pela maioria das categorias de base do futebol, pelo menos com o mesmo grau de organização e execução.


Diante disso, explicaremos como esse processo pode acontecer por meio de reflexões, exemplos, vídeos relacionados ao tema e discutindo as limitações que podem ocorrer ao usar as estratégias propostas neste artigo.


Introdução

Ao falar sobre o uso do futsal como ferramenta para o desenvolvimento do futebol, a maioria das pessoas associa aos aspectos ofensivos do jogo, como mais toques na bola, raciocínio rápido e capacidade de vencer oponentes em cenários de 1 x 1. No entanto, quem entende as aplicações do futsal sabe que a modalidade não apenas oferece um ótimo ambiente para o desenvolvimento de capacidades ofensivas, como também pode ser uma ferramenta eficaz para o aprimoramento do aspecto defensivo do jogo. O futsal exige um nível alto de organização defensiva. Os jogadores precisam manter o foco o tempo todo, aplicar técnicas adequadas, apresentar boa leitura de jogo e reagir rapidamente, obedecendo aos princípios táticos da equipe.


Antes de prosseguirmos, é importante observar que as estratégias defensivas do futsal não consistem em apenas colocar jogadores em quadra e acreditar que a quadra criará espontaneamente grandes jogadores. O ambiente físico (tamanho da quadra, tipo de superfície, bola mais fixa ao solo etc.) combinado ao número de jogadores produzirá adaptações específicas, como mais toques na bola, jogo mais rápido e controle da bola mais fácil. No entanto, para o futsal ser uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento das capacidades de defesa, o ambiente do treinamento é fundamental.


Já discutimos o “ambiente de treinamento” em outros artigos, o que, basicamente, consiste na maneira como a equipe joga durante os treinos. Se usarmos o termo “periodização tática”, o ambiente de jogo será reflexo dos princípios e subprincípios do jogo aos quais a equipe está subordinada.


Em termos práticos, se os jogadores não aplicarem bons princípios de defesa durante o treinamento, dificilmente haverá aperfeiçoamento defensivo. Curiosamente, o oposto pode ocorrer se você está na quadra ou no campo de futebol. Um ambiente de treinos que não segue certos princípios táticos do jogo poderá reforçar maus hábitos.


Agora, voltando ao tópico principal, como garantir que o ambiente de treinamento promova bons hábitos? Como garantir que o treinamento por meio do futsal torne os jogadores de futebol melhores defensores? A resposta é simples. Basta usar os princípios e estratégias defensivos do futsal de alto nível. Esses princípios não apenas melhorarão seus jogadores nas quadras de futsal, como também nos campos de futebol. Vamos entender melhor esse processo.


Defesa no futsal

O futsal organizado e competitivo cria um ambiente em que um passo errado na defesa pode fazer com que sua equipe pague caro. Isso acontece porque as transições são extremamente rápidas e, portanto, os jogadores devem manter o foco o tempo todo. Mais do que apenas trabalhar com intensidade, os jogadores precisam estar em harmonia em termos de escolhas táticas defensivas, caso contrário o custo será elevado. Por isso, os jogadores precisam se aperfeiçoar em uma variedade de capacidades defensivas.

Para facilitar a leitura deste artigo, dividiremos as capacidades nas quais os jogadores devem trabalhar individualmente e em pequenos grupos. Também teremos uma seção em que discutiremos os princípios defensivos das equipes e a transferência para o campo de futebol.


Capacidades defensivas individuais

Vamos começar com um exemplo básico, mas importantíssimo para a defesa. Como um defensor deve abordar um jogador com a bola? O fato de ser mais fácil driblar com a bola de futsal, em comparação à bola de futebol, torna mais importante a aproximação do defensor através de uma técnica eficiente a fim de evitar ser superado. Os jogadores de futsal precisam desenvolver “pés rápidos”, aplicando pequenos passos rápidos nos momentos certos, permitindo realizar mudanças rápidas de direção. Enquanto praticam formas de se aproximar à bola, os jogadores também aprenderão a forçar para um lado, proteger o meio, atrasar o tempo e causar confusão no jogador com a bola, enquanto aplicam outras estratégias no contexto do jogo ou sistema defensivo da equipe.

Um segundo aspecto importante é evitar “ball watching” (termo em Inglês usado quando um jogador que está defendendo, fica olhando para a bola e deixa de exercer sua função na marcação). Por exemplo, se o jogador foca a atenção somente na bola durante uma tabela (combinação 1-2), e deixa de seguir a movimentação adversária, isso pode custar um gol para a equipe defensora. Os jogadores precisam serem efetivos em não apenas observar a bola, mas também a considerar o contexto circundante, defendendo de maneira eficiente em qualquer cenário.


Comparado à maioria dos jogadores de futebol, é mais provável que os jogadores de futsal façam, com mais frequência, mudanças abruptas de direção durante as corridas, realizem sobreposições e muitas outras ações combinadas para “enganar” a defesa. Como consequência, a defesa deve ser eficiente o suficiente para neutralizar todas essas ações.

Um terceiro aspecto sobre as capacidades individuais que um jogador de futsal desenvolve em termos defensivos é a conscientização de oferecer cobertura consistente aos companheiros de equipe. Distância e ângulos variam de acordo com os cenários e sistemas defensivos. Mostraremos alguns exemplos nos vídeos do próximo tópico.


Ações para pequenos grupos

Apesar de “mais toques na bola” ser a primeira resposta quando pensamos na aplicabilidade do futsal, a maneira mais rápida de usar a modalidade para obter resultados com um time de futebol consiste em treinar a equipe para realizar pequenos grupos de ações a fim de recuperar rapidamente a posse de bola. Essa conclusão baseia-se em anos de treinamento e de observação do futebol juvenil dos EUA.


Se você deseja pressionar a defesa adversária com linhas altas ou jogar com defesa zonal (mantendo uma baixa linha de confronto e duplicando a marcação dos jogadores quando o adversário invade sua área protegida), você pode usar o futsal para ensinar e dominar esses conceitos.


De fato, gostaríamos de apresentar um exemplo de cada um com imagens de nossas equipes sub-16. Introduzimos os conceitos na quadra de futsal e os transferimos imediatamente para jogos reduzidos ou funcionais no campo de futebol. Os vídeos terminam mostrando os conceitos sendo aplicados pelas nossas equipes durante um torneio que disputamos recentemente.


Pressionando de forma coletiva:

https://www.youtube.com/watch?v=cmQKFHXHs4c&t=29s

Defesa zonal e marcação dupla:

https://www.youtube.com/watch?v=wYdiob6_Xgs&t=164s


Na mesma linha desses exemplos, o futsal pode ser usado para ensinar muitos outros conceitos com transferência imediata para o campo de futebol.


Mas você também pode usar o futsal, em tenra idade, para estimular uma progressão técnico-tática em que os praticantes criarão um ambiente de jogo complexo e dominarão uma grande variedade de princípios ao longo do tempo. Usamos esse modelo no livro “Soccer Powered by Futsal” (https://www.soccerpoweredbyfutsal.com/book), no qual apresentamos uma progressão completa que permite ao treinador construir esse tipo de ambiente.


Princípios defensivos da equipe

Como em outras modalidades coletivas em que há invasão (quando você pode atacar o campo do adversário), o futsal pode ter sistemas de defesa baseados em zonas ou em indivíduos. Preferimos dizer “baseado em zonas” ou “baseado em indivíduos” porque ambos os sistemas possuem momentos em que os jogadores devem decidir entre seguir um jogador ou proteger uma zona.


O futsal pode ser uma ótima maneira de ensinar esses conceitos. Todos na quadra estarão envolvidos com papéis ativos durante os exercícios e o número reduzido de jogadores facilitará o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ao usar jogos que levem a objetivos, o ambiente de treinamento pode tornar-se competitivo e ainda mais envolvente. O ambiente também torna fácil e claro o ensino de variações desses sistemas, explicando quando, porque e como seguir um jogador ou proteger uma zona.


Os sistemas defensivos também podem ser também divididos considerando a linha de confronto (que pode baixa, alta, ou apresentar qualquer outra variação). Mais uma vez, o ambiente do futsal é ótimo para ensinar e praticar, tornando as ideias claras e usando jogos para dominar os conceitos.


Sobre esse tópico, ressaltamos que, após anos de trabalho ou observação dos jogos de futebol Universitário nos Estados Unidos, percebemos o quanto os jogadores têm dificuldade para se adaptar ao resultado e ao tempo dos jogos. Por exemplo, se a equipe está perdendo o jogo por um gol de diferença, precisa do resultado e o tempo está acabando, muitos jogadores não sabem como de forma eficaz e coletiva, mudar o sistema de defesa por outro que seja mais agressivo (e mais arriscado), mas que poderia proporcionar maiores chances de reverter a situação.


O futsal, se ensinado com as estratégias certas, pode ajudar os jogadores a desenvolverem a capacidade de entender uma variedade de maneiras diferentes de gerenciar as partidas.

Link para uma animação com uma linha alta de confronto que preparamos:

https://www.youtube.com/watch?v=IV_6gRthq94&t=42s



Por que usar o futsal?

Alguns devem ter se questionado: por que não praticar esses conceitos diretamente no campo de futebol? Afinal, esses tópicos podem ser trabalhados nos campo de futebol. A resposta é que o Futsal apresenta um ambiente pedagógico singular.


O layout físico combinado às estratégias do futsal cria um contexto propício para que o treinador trabalhe todas essas capacidades. O número de jogadores e o espaço reduzido facilitam o ensino de uma grande variedade de conceitos. A superfície da bola e da quadra tornam o jogo rápido, o que auxilia no desenvolvimento do “raciocínio rápido”, que é uma habilidade cognitiva amplamente destacada na literatura sobre futsal. Mas esse pensamento rápido não é apenas algo a ser desenvolvido e usado no ataque. É o mesmo para a parte defensiva do jogo. Além disso, o futsal é competitivo e muito envolvente. Muitas vezes, você é imediatamente recompensado (ou punido) por um objetivo alcançado (ou não). Assim, enquanto aprende e se desenvolve, pode também divertir-se durante o processo.


Limitações para o uso de futsal

Embora o futsal seja uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de uma variedade de capacidades defensivas, existem, é claro, limitações para seu uso. O futsal não é uma ferramenta ideal para o desenvolvimento de jogadores de futebol quanto às seguintes capacidades defensivas:


· Bolas altas,

· Bolas saltitantes,

· Passes longos,


Além disso, o futsal não possui as linhas de impedimento, o que muda o comportamento da última linha de defesa (por exemplo, uma defesa 4).


Adaptações: em casos específicos, como durante um longo inverno, adaptações podem ser feitas quando um time de futebol precisa praticar em ambientes fechados (situação que ocorre mais frequentemente em muitos países do hemisfério norte) . Essas adaptações podem incluir o uso de uma bola de futebol na quadra (visando bolas mais altas e/ou saltitantes) e incluir o impedimento.


Conclusões

O futsal pode ser tão eficaz para o desenvolvimento das capacidades defensivas dos jogadores de futebol quanto para o lado ofensivo do jogo. O rigor tático exigido pelas estratégias de alto nível do futsal pode contribuir significativamente para o desenvolvimento individual ou coletivo, incluindo o enfoque em aspectos que muitas vezes passam despercebidos por muitas metodologias do futebol.


Obviamente, existem limitações. Em termos de desenvolvimento de jogadores de futebol, o futsal é uma ótima ferramenta a ser combinada com os aspectos específicos do jogo de futebol. Por fim, recomendamos um artigo relacionado no qual abordamos "Sete usos do futsal para desenvolver jogadores de futebol".


https://www.soccerpoweredbyfutsal.com/post/7-formas-de-usar-o-futsal-para-desenvolver-jogadores-de-futebol



Please follow us at:

Website: soccerpoweredbyfutsal.com

Facebook: https://www.facebook.com/soccerpoweredbyfutsal/

Instagram: https://www.instagram.com/soccerpoweredbyfutsal/

Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCBWWxl8m9wz_-jaCvnIoSZg?view_as=subscriber


384 views