top of page
logo-soccer.png

Como o futsal pode melhorar o jogo do centroavante?




Autor Marcelo Antonelli

Revisado por Vinícius Nagy Soares


A estrutura do futsal estimula jogadas combinadas com o pivô, com mais frequência do que o futebol de campo, que muitas vezes deixa o centroavante isolado no campo de ataque ou encaixotado entre os defensores adversários. Devido a maior participação em espaços reduzidos, atletas de futsal tendem a apresentar vantagem em jogadas combinadas em relação aos jogadores que não têm a mesma experiência. Além disso, o futsal traz à tona uma série de alternativas aplicáveis ao futebol de campo, que serão abordadas neste artigo e também nos vídeos abaixo.


Pivô no futsal

Os princípios básicos de jogo do pivô e do centroavante são parecidos, porém existem variáveis específicas do futsal que dificultam ou facilitam as ações ofensivas, como:

· O espaço reduzido dificulta o ataque no futsal;

· A bola menor, menos saltitante e a superfície lisa da quadra facilitam o desenvolvimento de combinações no futsal;

· O menor número de jogadores faz com que haja maior participação dos atletas no processo de criação das jogadas, que, na maioria das vezes, procuram combinações com o pivô.


Qual a vantagem do ambiente do futsal?

Uma das principais, sem dúvidas, diz respeito às combinações de alto nível envolvendo o pivô. E não pense no pivô como um alvo estático no centro do ataque ou como um típico “camisa 9” do futebol. O jogo apoiado no pivô é um processo que envolve múltiplos fatores, os quais foram detalhados no livro “SOCCER POWERED BY FUTSAL”. Em síntese, o jogo apoiado no pivô divide-se em cinco aspectos:

1. Encontrar o pivô

2. Movimento do pivô

3. Técnica do pivô (incluindo girar com a bola)

4. Corridas em direção ao pivô

5. Conexões entre o pivô e as corridas dos outros jogadores


1) Encontrando o pivô

Frequentemente os jogadores de futsal estão sob pressão. Ainda assim, precisam enxergar o pivô e encontrar maneiras (individuais ou coletivas) de fazer a bola chegar até ele. Algumas estratégias podem ser adotadas, como drible, mudanças rápidas de direção, contramovimentos, combinações rápidas, corta-luz etc.


2) Movimentação do pivô

As características da modalidade fazem com que o pivô no futsal aprenda a se movimentar de forma inteligente, controlando o ritmo da movimentação corporal para que os companheiros de equipe consigam encontrar o passe penetrante. O timing perfeito é fundamental.


3) Técnica do pivô

Manter a bola longe do defensor é fundamental. Ser capaz de reter a bola e de observar as corridas de aproximação também são características importantes. Permanecer lateralmente em relação aos defensores pode ser uma grande vantagem, e ser capaz de girar com a bola é uma habilidade muito desejada.


4) Corridas em direção ao pivô

Eventualmente, as corridas podem ser realizadas antes mesmo de o pivô receber a bola. Mudar de direção e reciclar as corridas também é fundamental para o sucesso. No futsal, os jogadores desenvolvem a capacidade de ver onde os defensores estão e “enganá-los” de maneira criativa.


5) Conexões entre o pivô e as corridas dos outros jogadores

O pivô geralmente realiza suas ações ofensivas em espaços reduzidos. Os demais jogadores da equipe sabem dessa limitação e devem tentar criar situações para os passes criativos. Para isso, é necessário manter deslocamento constante, além de um timing perfeito com o pivô. Um pivô de futsal usa uma variedade de técnicas para manter a consciência de onde os defensores estão e se conectar de forma eficaz.

Vídeo passes “positivos”: https://www.youtube.com/watch?v=32I529UM6eo


Feita essa breve introdução envolvendo as características do pivô, agora podemos responder como o futsal pode melhorar as combinações com o centroavante no futebol. A resposta é intuitiva. Basta observar atentamente aos vídeos apresentados até aqui. Afinal, todos são replicáveis ao contexto do futebol de campo.


Ainda que você argumente que no futebol os cenários são diferentes, há de se considerar as semelhanças entre as modalidades, além dos ganhos decorrentes do treinamento em um contexto mais rápido e mais restrito em comparação ao futebol de campo. Um atleta que se desenvolve no futsal provavelmente possui vantagens técnicas e táticas, e tende a ser mais criativo em comparação a atletas que não passaram pela mesma vivência.


As dificuldades nas combinações com o centroavante ficam perceptíveis quando a equipe adversária joga de forma compacta no campo de defesa. Para furar o bloqueio, as estratégias mais frequentes consistem em girar a bola no terço final do campo, tentando encontrar espaços para ir até a linha de fundo ou tabelar com o centroavante pelo meio.


Essa dificuldade fica evidente até mesmo em competições badaladas como a “Liga dos Campeões”, em que observamos diferentes estilos de “camisa 9”. Alguns seguem um modelo clássico, caracterizado pela elevada estatura e força física, cujas ações baseiam-se nos duelos corpo a corpo contra os defensores. Há também o estilo de centroavante mais móvel e participativo, que tenta se aproximar, buscar o jogo e criar espaços para a infiltração dos companheiros de equipe. Um exemplo é o Roberto Firmino, atleta do Liverpool-ING, que realiza combinações constantes com Mané e Salah, sendo possível encontrar em seu estilo de jogo muitos elementos característicos do futsal e que foram apresentados neste artigo.


Conclusão

Os conceitos e características do futsal têm muito a contribuir com o desenvolvimento de jogadores de futebol de campo. Desde cedo, os praticantes podem desenvolver habilidades técnicas e táticas (incluindo a leitura do jogo) nas quadras de futsal, e aplica-las no futebol de campo. Se você é um treinador, deve enxergar o futsal como um leque de possibilidades, sendo necessário conduzir adequadamente o treinamento para que os jogadores tirem proveito e aprimorem o desempenho durante o jogo.


Caso você se interesse por exemplos de atividades e queira saber mais sobre como implementar essas capacidades em sua rotina profissional, nosso livro “SOCCER POWERED BY FUTSAL” mostra uma sequência completa de sessões de treinamento que levam a um ambiente de alta performance.


Fique ligado nas nossas redes sociais para receber em primeira mão nossos vídeos e artigos. Até breve!


101 views0 comments

Comments


bottom of page