top of page
logo-soccer.png

Caro jogador(a), você consegue quebrar o código?

Escrito por Marcelo Antonelli

e Tania Bandeira




Você adora jogar.

Você é um(a) jogador(a) sério(a) e dedicado(a).

Você treina firme em sua aptidão e habilidades.

Você se esforça ao máximo em cada sessão de treinamento.


Mas você está treinando para aprender a “decifrar o código”?


Para que você tenha sucesso, você tem que compreender que você é o maior responsável pelo seu sucesso, e para alcançá-lo, além de treinar com dedicação, terá que desenvolver sua capacidade de compreender e resolver os problemas que cada treino, e cada jogo, irão apresentar.


Ou seja, você terá que ser um jogador(a) inteligente e decisivo(a).


Nós, como treinadores, apresentamos uma variedade de exercícios e jogos para você no treinamento,alterando regras, espaço, número de jogadores e a posição dos gols, a fim de criar desafios que o ajudarão a melhorar.


Podemos interromper a atividade e dizer o que você precisa fazer para ter um bom desempenho (passar "pontos de treinamento"). BONS jogadores ouvirão esses pontos de treinamento e responderão bem.


Também podemos usar uma estratégia chamada “descoberta guiada”, fazendo algumas perguntas sobre a atividade para que você possa desenvolver suas respostas. GRANDES jogadores(as) serão capazes de encontrar respostas eficazes às nossas perguntas.


Mas se você quer ser EXCELENTE, vai tentar “decifrar o código” antes de qualquer ajuda do seu treinador: ira encontrar as soluções para as atividades.


Essa é uma ótima maneira de você praticar como se tornar um jogador inteligente, e assim, conseguir sucesso nos gramados.


Pense nisso, durante um jogo oficial, você terá desafios e problemas para resolver (por exemplo, como a outra equipe se defende, como ataca, o que seus melhores jogadores fazem, como se adaptar a um determinado campo, ou condições climáticas, etc).


Treinadores(as) amam e escolhem jogadores inteligentes que conseguem resolver esses problemas no decorrer do jogo. E se você consegue não apenas resolver seus problemas individuais, mas também orientar sua equipe na busca de soluções, você realmente se diferenciará.

Além disso, a habilidade para resolver problemas é algo que pode ir muito além dos esportes e ajudá-lo em todos os aspectos da sua vida.


A competência para resolver problemas é treinável e você pode aperfeiçoá-la em todas as sessões de treinamento!


Então, você se contentará em seguir as diretrizes ou se treinará para resolver os problemas e “decifrar o código” em cada treino, tornando-se assim um atleta cada dia mais inteligente e decisivo?





Sobre os autores:


Tania Leandra Bandeira é formada em Educação Física e Psicologia, mestre e doutora em Educação Física e especialista em Psicologia do esporte. Tem experiência acadêmica no ensino superior e como psicóloga esportiva, tendo trabalhado com atletas com deficiência e convencionais, nas seguintes modalidades esportivas: natação, atletismo, futebol de campo, futsal, beisebol, tênis e com árbitros de futebol.


Marcelo Antonelli é o criador do "Soccer Powered by Futsal". Ele é Bacharel em Educação Física - Ciências do Esporte - e Mestre em Educação. Ele jogou futsal profissionalmente na Italia, tem 11 anos de experiência como treinador no nível da Divisão 1 da NCAA nos Estados Unidos, onde reside. Você pode segui-lo no Twitter @ MarAntonelli1.



Fique ligado nas nossas redes sociais para receber em primeira mão nossos vídeos e artigos. Até breve!



55 views0 comments
bottom of page